Minha vida, neste momento, é definida por uma mistura de sentimentos: alegria, ansiedade, entusiasmo, emoção. Também me sinto realizada - Darii G Fernandes

Dariana Gonçalves Fernandes nasceu em 15 de junho de 1999, filha de João António Fernandes e Manuela dos Santos Gonçalves Vaz. Na época de seu nascimento, Darii, como é conhecida, morava na pacífica vila de pescadores da Furna, na ilha da Brava. Furna, com seu porto cujo plano foi elaborado em 1840, é atualmente a única porta de entrada para a ilha, a mais ao sul do arquipélago de Cabo Verde, medindo apenas 64 km². Através da Furna, milhares saíram e entraram, esperando por dias melhores em suas vidas.

Jan 12, 2024 - 18:57
 0  195
Minha vida, neste momento, é definida por uma mistura de sentimentos: alegria, ansiedade, entusiasmo, emoção. Também me sinto realizada - Darii G Fernandes

Não foi tudo fácil para Darii. Ela lutou para superar vários obstáculos e até mesmo enfrentou a ideia de se afastar de seus pais e avós. Aos 18 anos, ela partiu definitivamente para a ilha de Santiago, aventurando-se praticamente sozinha, com o apoio de seus pais à distância. Ela partiu para estudar e se formar em Enfermagem na Universidade Jean Piaget em Cabo Verde, o que ela conseguiu com sucesso, apesar das limitações que encontrou. Na verdade, estudar sempre foi seu ponto de sucesso, pois, apesar de ser uma romântica doce, uma sonhadora que acredita em sinais e paixões eternas, ela é carismática e determinada. E tem sido assim desde que era uma criança serena, na maioria das vezes com seus grandes olhos bonitos e sua boca que sabe ficar quieta, falar e cantar.

Os mesmos olhos, como uvas pretas, que viam tudo ao seu redor com curiosidade, sempre amaram olhar o imenso mar, algo que Darii ainda faz e ama fazer. Assim eram seus ouvidos, encantados com o som do mesmo mar oceânico. Darii se destacou aos 6 anos entre jovens e adultos, cantando no coro da igreja. Tão pequena na época, mas tão responsável pelas letras e músicas que aprendeu ouvindo sua mãe ensaiar.

Darii lançou-se na música tradicional aos 16 anos, quando em uma celebração do Dia da Cultura Cabo-verdiana, na ilha da Brava, ela apresentou algumas músicas, recebendo muitos aplausos e elogios. Desde então, ela nunca parou de cantar, pisando em palcos na Brava e na cidade da Praia. No entanto, o ponto alto para Darii veio através da Scuta Music Production. Ney Miranda, extraordinário produtor musical, incluiu Darii em um projeto com outros jovens talentosos da Brava e sem oportunidades. Quando ele voltou para os Estados Unidos, a voz de Darii chamou a atenção de um extraordinário amante da música, o altruísta e gerente Mandú (Armando Madeira). Mandú não pensou duas vezes e quis gravar a voz e musicalidade de Darii para torná-la conhecida em todo o mundo.

A gratidão de Darii foi grande e uma alegria inexplicável inundou a vida da jovem enfermeira que passou a compartilhar o resto de sua vida com a oportunidade de poder gravar seu primeiro trabalho. A generosidade de Mandú antecipou o sonho impossível de Darii, que já tem todas as faixas gravadas e na fase final de produção. O trabalho está prestes a ser lançado para o mundo. Darii acredita que foi a mão de Deus tocando a realidade, tornando possível um sonho que estava muito distante.

O mais recente talento da Brava conta em pisar em vários palcos para levar sua música. O palco, onde ela se sente leve e consegue se abstrair, parar o tempo e viver especificamente o amor, a beleza e a magia da arte musical, conectando-se com as melodias. Todos que a ouvem reconhecem que Darii tem música na alma e sua voz nunca passa despercebida, sendo muito versátil, uma voz que se encaixa em todas as tendências atuais. No entanto, ela se sente melhor nas músicas tradicionais que aprendeu a interpretar com máxima maestria, acreditando que a idade não pode definir a paixão pelo estilo musical, pois a música é arte e pode seduzir qualquer pessoa em qualquer momento da vida, se encaixa a cada encontro especial com a música que você carrega dentro de você.

"Minha vida, neste momento, é definida por uma mistura de sentimentos: alegria, ansiedade, entusiasmo, emoção... Também me sinto realizada!" - Darii.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow