Presidenciais: Jorge Carlos Fonseca anuncia recandidatura

Jul 28, 2016 - 03:27
 0  6
Presidenciais: Jorge Carlos Fonseca anuncia recandidatura

Cabo Verde, 27 Julho de 2016 - O presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou a sua recandidatura às eleições presidenciais de Outubro.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, na cidade da Praia, à margem do lançamento do quinto volume do livro "Magistratura de Influência", que reúne discursos e intervenções de Jorge Carlos Fonseca enquanto Chefe de Estado e assinala o fim do primeiro mandato presidencial de cinco anos.

Na altura, Jorge Carlos Fonseca anunciou também a suspensão de funções como chefe de Estado, que será assumida a partir de agora de forma interina pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

"O meu mandato está a chegar ao fim, mas as circunstâncias da lei e da interpretação que dela é feita pelas entidades competentes vão-me obrigar a terminar o exercício do mandato antes de cumprir os cinco anos completos, isto para vos dizer, e anunciar, que vou concorrer às eleições presidenciais de 2 de Outubro para um segundo mandato", anunciou Jorge Carlos Fonseca.

Após o anúncio, o até agora chefe de Estado foi aplaudido de pé pelos presentes na cerimónia de lançamento do livro, entre eles a primeira-dama, Lígia Fonseca.

"Decidi concorrer a um segundo mandato e, cumprindo a lei, a partir deste momento suspendo o exercício das funções de presidente da República, e serei apenas um candidato às eleições de 2 de Outubro, como outros, possivelmente", prosseguiu.

Em declarações aos jornalistas, Jorge Carlos Fonseca disse que não teria problemas com a avaliação que os cabo-verdianos fazem do seu desempenho, mas que a decisão foi difícil e teve que ponderar vários factores, de ordem pessoal, familiar e financeira.

Questionado sobre a possibilidade de concorrer, por exemplo, com José Maria Neves, o até agora chefe de Estado disse que quer é que qualquer cidadão cabo-verdiano, que tenha mais do que 35 anos de idade, no pçeno gozo dos exercício dos seus direitos, se candidate.

"Isto na política é como no futebol, temos que respeitar todos os adversários, cada jogo é um jogo, e, portanto, qualquer candidato que venha terá o mesmo respeito e a mesma consideração", afirmou, salientando, porém, que vai para a corrida eleitoral com "vontade de convicção de vitória".

Jorge Carlos Fonseca informou que, após o prazo limite para apresentação das candidaturas, irá organizar uma cerimónia de apresentação pública da sua candidatura a um segundo mandato.

Nas últimas eleições presidenciais, na segunda volta, Jorge Carlos Fonseca obteve 55,13% dos votos, derrotando Manuel Inocêncio Sousa (PAICV), e substituiu Pedro Pires, que cumpriu dois mandatos na chefia do Estado.

As eleições para a Presidência da República, marcadas para 2 de Outubro, fecham o ciclo de três eleições este ano em Cabo Verde, depois das legislativas de 20 de Março e das autárquicas marcadas para 4 de Setembro.

De acordo com o calendário eleitoral divulgado pela Comissão Nacional de Eleições, as candidaturas devem ser entregues até 3 de Agosto, no Tribunal Constitucional. A campanha eleitoral decorre entre 15 e 30 de Setembro.

Fonte: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow