Presidente da República considera “caótica” situação de transportes inter-ilhas em Cabo Verde

O Presidente da República considerou hoje que a situação dos transportes em Cabo Verde é “caótica”, e pediu às autoridades competentes que deem uma satisfação ao país, tendo em conta a "gravidade da situação".

Apr 22, 2024 - 13:16
 0  78
Presidente da República considera “caótica” situação de transportes inter-ilhas em Cabo Verde

Numa declaração à imprensa para falar sobre o assunto, José Maria Neves afirmou que a situação dos transportes tem prejudicado enormemente o país, tendo recomendado ser fundamental que as autoridades competentes dêem uma satisfação ao país.

Isto tendo em conta, segundo disse, a "gravidade da situação que põe em causa não só a economia nacional, mas também a própria segurança".

“Os transportes têm a ver com a coesão territorial, com a competitividade da economia nacional, com a produtividade das empresas e com a mobilidade de pessoas e bens”, sustentou.

Neste sentido, apelou no sentido de serem imediatamente tomadas medidas emergenciais para pôr cobro a esta situação e, sobretudo, para que as autoridades competentes mostrem claramente à sociedade, aos cidadãos, às empresas, se há um caminho a ser seguido para a resolução definitiva e sustentável desta situação.

“Enquanto Presidente da República estou extremamente preocupado com o que se verifica nos últimos dias e é tempo de pormos fim a este caos, sob pena de prejudicarmos irremediavelmente o país", manifestou reforçando que as autoridades competentes têm que tomar medidas.

Para José Maria Neves Cabo Verde não pode continuar nesta situação de não haver ligações entre as ilhas, pondo em causa a coesão do país, a mobilidade de pessoas, a produtividade das empresas e, sobretudo, pondo em causa a própria segurança nacional.

“Isto está a prejudicar a agenda dos órgãos de soberania, está a prejudicar as famílias, está a prejudicar o funcionamento de várias instituições”, disse, exemplificando com o problema de realização de jogos da Taça de Cabo Verde, em futebol, precisamente porque não há transportes, além de  realizações outras importantes em várias ilhas prejudicadas por causa da falta de transportes.

Contudo, o Presidente da República declarou que o Governo tem que agir e tem que dizer aos cabo-verdianos o que é que vai fazer, dando garantias e recuperando a esperança do país.

Na semana passada a Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) tinha anunciado a chegada de uma nova aeronave, a Bombardier Dash 8 Q300, mobilizada para suprir a ausência por motivos de manutenção, de dois aviões ATR 72-600, reafirmando ainda que a empresa está “inteiramente comprometida” com a missão que assumiu para com Cabo Verde e os cabo-verdianos.

Entretanto, este sábado a TICV (que opera sob a marca BestFly Cabo Verde) voltou a anunciar que todos os voos da companhia continuam cancelados até 07 de Maio, assegurando estar a trabalhar diligentemente para conseguir proteger os passageiros.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow