Retoma do navio Praia d’Aguada normaliza abastecimento e gera satisfação entre operadores

Os operadores económicos da ilha da Brava manifestaram hoje o seu contentamento com a regularização do abastecimento de bens de consumo, atribuindo a melhoria significativa à retoma das operações do navio Praia d’Aguada.

Jan 27, 2026 - 06:18
 0  63
Retoma do navio Praia d’Aguada normaliza abastecimento e gera satisfação entre operadores
Numa ronda efectuada às principais unidades comerciais da ilha, a Inforpress constatou que o cenário de prateleiras vazias deu lugar a armazéns reforçados, situação que tem gerado satisfação entre os consumidores locais.
Os operadores garantem que, neste momento, os níveis de stock são satisfatórios, permitindo uma estabilidade que já não se sentia há algum tempo na ilha.
Em declarações à Inforpress, o gerente da Loja Poupança, Daniel Tavares, confirmou que o estabelecimento está “bem abastecido”, com todos os produtos disponíveis, à excepção de alguns artigos que continuam em falta junto dos fornecedores.
Segundo o responsável, com a entrada em serviço do navio da companhia Polar, a escassez de produtos de primeira necessidade tornou-se uma “questão do passado”.
“Graças a Deus, as coisas estão a correr bem, embora persistam algumas limitações nos embarques, a mudança é claramente positiva. Agora é uma questão de gerirmos melhor o que temos em stock”, afirmou o gerente, ressalvando, porém, que algumas rupturas pontuais se devem a problemas nos fornecedores ou a constrangimentos do mercado internacional, e não à falta de transporte.
“Semanalmente temos recebido cargas que têm satisfeito a quantidade necessária e o apelo é para que este sistema continue, pois tem ajudado muito a ilha”, acrescentou.
No mesmo sentido, José Baptista, proprietário do minimercado Nova Sintra, enalteceu o papel crucial da embarcação para a economia local.
O comerciante sublinhou que a ilha tem recebido carga com uma frequência de uma a duas vezes por semana, o que tem sido suficiente para satisfazer a procura.
“Hoje não temos falta de nenhum produto, a menos que não existam no mercado da Praia. Não temos nada a reclamar neste momento”, asseverou o empresário.
O comerciante aproveitou a ocasião para apelar à continuidade e regularidade deste serviço de cabotagem, que considera “fundamental” para a sobrevivência comercial da Brava.
O navio Praia d’Aguada, após um período de manutenção, retomou as ligações inter-ilhas no passado dia 29 de Dezembro de 2025, após obter as certificações necessárias, trazendo um novo fôlego ao corredor logístico entre a Praia, o Fogo e a Brava.