Brava: Ministério da Agricultura e Ambiente “bastante esperançoso” com campanha agrícola 2023

O delegado do MAA na Brava afirmou hoje que o cenário agrícola na ilha Brava é “bastante esperançoso”, com o desenvolvimento e produção notável do milho e feijão, principalmente, após a queda das últimas chuvas.

Aug 23, 2023 - 05:00
 0  148
Brava: Ministério da Agricultura e Ambiente “bastante esperançoso” com campanha agrícola 2023

Em declarações à Inforpress, Ermelindo Barros avançou que foram registadas precipitações favoráveis e crescimento razoável da agricultura, resultando no aumento de cerca de seis a dez folhas por planta e uma altura de 20 a 30 centímetros das plantações de milho.

Em referência às pragas, garantiu que o Governo tem tomado as devidas medidas no controlo, tendo inclusive realizado intervenções “em tempo real” no combate à presença de gafanhotos nas plantações, prevenindo assim danos maiores.

Segundo revelou, tiveram o relato também do aparecimento da lagarta do cartucho do milho, que atinge o País desde 2016, afiançando que os técnicos já foram encaminhados para o terreno a fim de acautelar e pôr cobro à situação.

“A Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) tem o compromisso firme de ajudar os agricultores a lidar com esta situação, no entanto para intervir a tempo e evitar a propagação, é crucial que os agricultores estejam atentos e comuniquem no momento” alertou, apelando à identificação das pragas para evitar danos substanciais às plantações.

O mesmo reconheceu que, em muitos casos, identificar a praga é uma tarefa difícil, pelo que, solicitou a vigilância constante e atenta dos agricultores e que, após a suspeita, entrem em contacto com a delegação “o mais rápido possível” possibilitando a contenção das ameaças no local.

“É importante destacar que a delegação está bem apetrechada em termos de materiais de protecção individual e medicamentos, para assegurar a saúde do trabalhador e o sucesso do cultivo. No início deste ano agrícola, a delegação disponibilizou de forma razoável as sementes de sequeiro aos agricultores, o que contribuiu para um início auspicioso das actividades agrícolas”, sublinhou.

A mesma fonte divulgou que, até ao momento, foram produzidas à volta de seis mil plantas fruteiras e florestais, um passo que considerou fundamental na promoção da biodiversidade em Cabo Verde.

“Importamos também cerca de 400 sementes de coqueiros anões híbridos do Brasil que já estão disponíveis para os agricultores para promover a produção de coqueiros na ilha”, assegurou.

No âmbito do projecto “Reflorestação e Manutenção de Perímetro Florestal” avançou que foi assinado um protocolo com a associação Biflores num valor superior a 1.800 contos para a limpeza e manutenção das áreas, produção e fixação de plantas florestais, lançamento de sementes e sessões de sensibilização.

Além de abranger toda a ilha, o foco do projecto é o mato, indicou o delegado, explicando que abrange 19 hectares de terreno.

Ermelindo Barros disse que através dessas acções, o Governo tem-se mostrado empenhado e motivado em cumprir as tarefas, favorecendo o desenvolvimento sustentável da região e da ilha Brava.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow