Homem detido na Praia com cocaína no organismo fica em prisão preventiva

Homem estrangeiro de 36 anos foi preso na Praia após ser apanhado com 1,5 kg de cocaína em cápsulas no organismo. Tribunal ordenou prisão preventiva. Caso integra ações contínuas contra o tráfico de droga no país.

Oct 26, 2025 - 13:15
 0  45
Homem detido na Praia com cocaína no organismo fica em prisão preventiva

A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou este sábado que o cidadão estrangeiro detido na terça-feira, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, foi colocado em prisão preventiva, após ter sido intercetado com um quilo e meio de cocaína dissimulada no organismo.

O homem, de 36 anos, viajava num voo proveniente da Guiné-Bissau. Segundo a PJ, a droga estava acondicionada em 104 cápsulas ingeridas pelo suspeito. Além do estupefaciente, as autoridades apreenderam 965 euros em dinheiro.

Em comunicado, a PJ sublinhou que a quantidade de cocaína apreendida seria suficiente para preparar cerca de 7.914 doses individuais, caso tivesse chegado ao mercado ilícito. O Tribunal da Comarca da Praia determinou a prisão preventiva, a medida de coação mais grave prevista pela lei.

A operação integra as ações contínuas de combate ao tráfico de droga conduzidas pelas autoridades cabo-verdianas, que frequentemente cooperam com forças internacionais.

Em 2024, Cabo Verde participou numa grande operação regional contra o narcotráfico na África Ocidental, que resultou na apreensão de 1,6 toneladas de cocaína, avaliadas em 50 milhões de dólares (cerca de 47,8 milhões de euros).