Nuias acompanha Francisco em visita aos EUA

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe – e opositor de Francisco Carvalho nas eleições internas -, Nuias Silva, acompanha o líder do PAICV na visita aos Estados Unidos da América, que acontece entre 29 de janeiro e 01 de fevereiro. “Momento de escuta, diálogo e mobilização”, a visita deita por terra as narrativas sobre uma alegada “divisão interna” do partido.

Jan 27, 2026 - 20:09
 0  36
Nuias acompanha Francisco em visita aos EUA

Nuias Silva, presidente da Câmara Municipal de São Filipe e opositor de Francisco Carvalho nas eleições internas do passado ano, acompanha o líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) na visita os Estados Unidos da América (EUA), que se inicia na próxima quinta-feira, 29, e se prolonga até 01 de fevereiro.

A visita à diáspora nos EUA tem o seu ponto alto em um “encontro especial” organizado pelo setor do PAICV de Brockton, uma cidade do estado de Massachusetts com uma grande comunidade cabo-verdiana.

Considerando que a diáspora é parte fundamental da Nação cabo-verdiana, o líder do PAICV pretende auscultar a comunidade num encontro que será principalmente para ouvir e mobilizar a militância para a batalha eleitoral que se aproxima.

“Este será um momento de escuta, diálogo e mobilização. A diáspora é parte fundamental de Cabo Verde, pela sua contribuição económica, social e cultural, mas também pela sua voz, pelas ideias e pela força que sempre teve nos momentos decisivos da nossa história”, sustenta Francisco Carvalho, acrescentando que “o trabalho não para, porque a luta por um Cabo Verde Para Todos faz-se todos os dias, no país e na diáspora”.

O presidente do PAICV, para além de Nuias Silva, é acompanhado pelo líder parlamentar do partido, Clóvis Silva, “num sinal claro de compromisso, determinação e trabalho contínuo”, diz ainda Francisco Carvalho.

A presença de Nuias Silva na visita aos EUA deita por terra as narrativas sobre uma alegada “divisão interna” do partido e sublinha que é tempo de “partilhar caminhos” e reforçar a “união em torno de um país mais justo, mais democrático e com oportunidades para todos”, conforme destaca Francisco Carvalho.