Setor bancário de Cabo Verde atinge lucro recorde de 6,1 mil milhões de escudos em 2024

O setor bancário de Cabo Verde registou lucros recordes de 6,1 mil milhões de escudos em 2024. Houve crescimento no crédito concedido, depósitos e solvabilidade, apesar da subida do crédito malparado. Dados foram divulgados pelo Banco de Cabo Verde.

Jul 14, 2025 - 08:51
 0  33
Setor bancário de Cabo Verde atinge lucro recorde de 6,1 mil milhões de escudos em 2024

O setor bancário cabo-verdiano registou, em 2024, lucros recordes de 6,1 mil milhões de escudos, segundo os dados divulgados pelo Banco de Cabo Verde (BCV) e consultados pela agência Lusa esta terça-feira.

Este resultado representa um crescimento de 16% face ao ano anterior, com o setor a manter um desempenho estável no retorno sobre o capital próprio, que se manteve em torno dos 16%.

A solvabilidade do setor também reforçou a sua robustez, com o rácio a crescer ligeiramente e a situar-se nos 24%, bem acima do mínimo regulamentar de 11,25%.

O crédito concedido pelos bancos cabo-verdianos atingiu um novo máximo histórico, totalizando 158 mil milhões de escudos, um aumento de 5% em relação a 2023. No entanto, o volume de crédito malparado aumentou 14%, passando para 12 mil milhões de escudos, o que elevou o rácio de incumprimento para 8% da carteira total de crédito. Ainda assim, os créditos performativos representaram 88% do total da carteira.

No que diz respeito à liquidez, os bancos fecharam o ano com 280 mil milhões de escudos em depósitos, refletindo um aumento de 7% face ao ano anterior, e demonstrando a confiança dos depositantes e o fortalecimento da base de recursos financeiros das instituições.

Atualmente, o setor bancário em Cabo Verde é constituído por oito bancos com autorização geral, operando num ambiente financeiro marcado pela estabilidade e crescimento sustentado.