A mudança é a lei da vida - By Jonathan Vieira

Dec 5, 2015 - 19:58
 0  7
A mudança é a lei da vida - By Jonathan Vieira

“A mudança é a lei da vida. Aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro”. John Kennedy

Talvez, ainda, não nos tenhamos apercebido, mas a realidade é que a Brava ficou no passado. De um passado glorioso, do qual tanto nos orgulhamos, não conseguimos resolver os problemas do presente e preparar o futuro. Talvez esse seja o resumo da situação atual: receitas velhas para resolver problemas novos, soluções antigas numa conjuntura completamente diferente. Vemos os problemas, fingimos que não vemos, e a Brava sempre a regredir. É altura de assumirmos um compromisso com a ilha e a política é, por excelência, “ A arte do compromisso”.

Depois de anos em que a dinâmica económica da ilha decresceu e muito, não conseguimos ter soluções credíveis para mudar a situação. As prioridades estão deslocadas da realidade. Um Bravense pobre pode ver obras bonitas, mas em casa passa fome. È por isso que nem tudo o que parece bonito deve ser feito, pois, a ilha não pode se considerar que se esta a desenvolver, se, ainda, temos uma pobreza extrema e desigualdade social, que fazem com que um pobre não tenha rendimentos suficientes para matar a fome, mas consideramos que estamos a desenvolver, pois, vemos obras que até nos parecem bonitas.

Todos os Bravenses querem ter uma ilha bonita, com obras públicas, mas tal deve ser feito quando podemos e não quando temos pessoas e jovens a saírem da ilha por falta de alternativas. Ao longo dos anos, temos vindo a ver pessoas que muito fizeram e que podiam ser uma mais-valia para a ilha, a abandonarem a ilha, pois, a ilha não consegue dar azo as expectativas legítimas de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. Encarar a “ migração forçada” como um entrave ao desenvolvimento é um passo importante para resolvermos questões tão importantes como a dinâmica económica.

A juventude não pode ser encurralada e obrigada pela conjuntura a abandonar a ilha. Torna-se, cada vez mais evidente, a necessidade de soluções

inovadoras para os problemas de desenvolvimento que a ilha enfrenta e a juventude é o indutor das mudanças necessárias para uma Brava de futuro.

È necessário um novo olhar sobre a ilha, com políticas acertadas para o momento presente, e não olhar para a política como um meio para ganhar votos, mostrando obras, mas que não resolvem os problemas do presente e nem preparam o futuro.

Não nos enganemos: Devemos lutar pelo presente e preparar o futuro. Se nos concentrarmos na “politiquice” em vez de resolvermos os problemas das pessoas, quem perde é a nossa ilha. È crucial reconhecer que não estamos bem, para podermos melhorar e mudar de caminho. Independentemente dos partidos é, cada vez mais, necessário que as forças políticas se concentrem nas soluções para os problemas que temos enfrentado, tenham uma solução e a Brava se desenvolva.

A boa política é aquela que conduz a uma melhoria contínua das condições de vida das pessoas e não se concentre, somente, em discussões ideológicas. Penso que é hora de mudarmos o paradigma de desenvolvimento da ilha, com soluções credíveis que ajudem a Brava a se desenvolver, pois, a continuar assim, quem perde á a ilha e os Bravenses. O caminho é difícil, mas todos, independentemente dos partidos, devemos nos comprometer com o desenvolvimento da nossa ilha e lutar para melhorar o presente e construir o futuro.

Nota pessoal:

Apesar das muitas tentativas de pressões e ameaças do qual tenho sido alvo, os artigos irão continuar. È indispensável que as verdades sejam ditas e que a Brava, cuja história muito me orgulha, se desenvolva para que honremos a memoria dos que no passado tanto lutaram pela ilha e pelo seu desenvolvimento. Assim, irei continuar a escrever para este espaço, sempre que me for possível e nunca me deixarei ser pressionado por forças e individualidades que preferem que as verdades não sejam ditas.

Jonathan Vieira

Licenciado em Relações Internacionais

Mestrando em Gestão e Políticas Públicas

Pós-graduado em Gestão e Administração Pública

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow