Brava: MAA promove rastreios e desparasitação animal na ilha Brava (c/áudio)
O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) está a promover, desde o dia 26 deste mês, uma ação de rastreio e desparasitação animal na ilha Brava, iniciativa que se prolonga até 10 de Fevereiro,
A ação, que se enquadra no âmbito do reforço da sanidade animal e do conhecimento sobre as principais doenças que afectam os efetivos pecuários da ilha, é realizada em parceria com a Associação Covets e conta com o apoio da Associação Biflores, Veterinários Sem Fronteiras (Portugal), e entre outros.
Em declarações à comunicação social, a médica veterinária Lara Baptista, da Associação Covets, explicou que a iniciativa envolve um grupo de quatro técnicos externos e resulta de uma colaboração entre várias organizações nacionais e internacionais.
Segundo a veterinária, o principal objectivo desta intervenção é identificar as principais dificuldades existentes no município, nomeadamente ao nível do conhecimento sobre doenças animais e da escassez de recursos, através de um levantamento detalhado da situação sanitária.
“Estamos a visitar vários criadores, em diferentes zonas da ilha, para obter uma amostra representativa dos animais e das práticas utilizadas nas explorações”, explicou, acrescentando que estão a ser recolhidas amostras para estudos laboratoriais e avaliadas as atitudes, conhecimentos e práticas dos criadores.
Lara Baptista salientou ainda que esta primeira fase permitirá recolher dados essenciais que servirão de base para a elaboração de um plano de saúde animal adaptado à realidade da Brava, com vista à redução da incidência e transmissão de doenças.
“O objetivo é, com base nos resultados dos testes e na perceção das necessidades locais, desenvolver em conjunto soluções práticas, que podem passar, muitas vezes, pela adoção de cuidados simples, mas fundamentais para melhorar a sanidade animal”, sublinhou.
A responsável destacou que o levantamento em curso é um passo essencial para garantir intervenções mais eficazes e sustentáveis no futuro, beneficiando directamente os criadores e contribuindo para o desenvolvimento do sector pecuário na ilha Brava.

















