Cabo Verde avança com reconstrução do pontão de Santa Maria em Sal
Governo de Cabo Verde lança reconstrução do pontão de Santa Maria, no Sal, obra de 10 milhões USD financiada pelo Banco Mundial, que deverá estar concluída em 18 meses, reforçando resiliência e novas valências turísticas.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, classificou como uma reconstrução de “maior qualidade e resiliência” a obra do pontão de Santa Maria, na ilha do Sal, formalmente contratada esta terça-feira.
O pontão, ícone turístico do arquipélago que acolhe venda de peixe fresco e artesanato e funciona como plataforma de mergulho, foi parcialmente destruído por uma tempestade há um ano. A intervenção, financiada pelo Banco Mundial em 10 milhões de dólares (8,5 milhões de euros), prevê um prazo de execução de 18 meses e inclui a requalificação da praça de acesso.
A nova estrutura terá 120 metros de comprimento e 14 metros de largura, com rampas para desportos náuticos e banhistas de um lado, e zona de desembarque de pescado do outro, apoiando 30 bancas tradicionais com melhores condições de exposição e higiene. O projeto contempla ainda instalações sanitárias, estruturas de apoio, iluminação para passeios noturnos e um espaço aberto na extremidade.
Correia e Silva sublinhou que a reconstrução não foi feita “com pressa” para garantir durabilidade e retorno à comunidade e aos visitantes. Paralelamente, o governo prepara concursos para a criação de um centro interpretativo nas salinas e de um museu do sal, apostando em ofertas turísticas diferenciadas que reflitam a identidade cabo-verdiana.