Cabo Verde e Coreia do Sul reforçam cooperação com assinatura de Memorando de Entendimento e participação na Cimeira Coreia/África

Cabo Verde e a Coreia do Sul assinaram um memorando para aumentar a cooperação em economia, comércio e educação. O presidente de Cabo Verde participará da Cimeira Coreia/África, reforçando o seu compromisso em estreitar relações com a Coreia do Sul.

Jun 4, 2024 - 09:50
Jun 4, 2024 - 10:13
 0  34
Cabo Verde e Coreia do Sul reforçam cooperação com assinatura de Memorando de Entendimento e participação na Cimeira Coreia/África
Jose Maria Neves e Yoon Suk

Cabo Verde e a Coreia do Sul assinaram no passado domingo um memorando de entendimento (MoU) com o objetivo de aprofundar a cooperação bilateral em diversas áreas, incluindo economia, comércio, cultura, ciência e educação. O acordo foi assinado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países, Cho Tae-yul da Coreia do Sul e Rui Figueiredo Soares de Cabo Verde.

O MoU representa um marco importante nas relações entre os dois países, assinalando um "ponto de viragem", de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde. O Ministro Rui Figueiredo Soares expressou sua esperança de que o acordo "traduza esta nobre visão em realidade e erga um legado duradouro para as gerações futuras".

A assinatura do MoU ocorreu antes da participação de Cabo Verde na Cimeira Coreia/África, que se realiza de 3 a 4 de Junho em Seul. O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, está entre os chefes de Estado africanos presentes na cimeira, que tem como tema central "O Futuro que Construímos: Crescimento Partilhado, Sustentabilidade e Solidariedade".

Na sessão de abertura da cimeira, o Presidente Neves discursará sobre "Cooperação para o Desenvolvimento e Crescimento Inclusivo". Espera-se que a cimeira gere discussões sobre soluções colaborativas e medidas de solidariedade para o desenvolvimento sustentável, focando em desafios globais como as mudanças climáticas, segurança alimentar, cadeias de abastecimento e segurança sanitária.

O MoU e a participação na Cimeira Coreia/África demonstram o compromisso de Cabo Verde em fortalecer seus laços com a Coreia do Sul e promover a cooperação em áreas de interesse mútuo. Acredita-se que esses acordos trarão benefícios significativos para ambos os países, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e promovendo o intercâmbio cultural e científico.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow