Francisco Carvalho declara-se vencedor das directas e “presidente de todos os militantes do PAICV”

Francisco Carvalho apresentou-se na noite deste domingo como o vencedor à primeira volta das eleições directas à liderança do PAICV, e afirmou sentir-se “o presidente de todos os militantes do partido”.

May 26, 2025 - 05:02
 0  68
Francisco Carvalho declara-se vencedor das directas e “presidente de todos os militantes do PAICV”

Em cerimónia realizada na sua sede de campanha, na Praia, Francisco Carvalho, que esteve ladeado pelos deputados nacionais Jandira Hopffer Almada, Carla Lima e Carlos Tavares, disse que dados confirmados apontam que em 94 por cento (%) das assembleias de voto já apurados, a sua candidatura conta com 62% de votos favoráveis.

“Agora é começar a trabalhar porque já está evidente que este projecto já chamou a atenção de todos os cabo-verdianos. Assumimos o compromisso de transformar o PAICV, organizar o partido primeiramente a nível interno e fazer com que seja organizado, devidamente, para que a vontade de todos os militantes seja possível”, realçou.

Sempre ovacionado pelos apoiantes, amigos e militantes do PAICV que estiveram na sede da campanha, Francisco Carvalho prometeu trabalhar para o engajamento de todos os militantes que se candidataram neste escrutínio e formulou votos para que juntos possam "trabalhar na construção, deste processo democrático”, alegando que todos contribuíram para a dimensão do projecto.

O sociólogo comprometeu-se a unir forças de todos, para com sinergia, amor, carinho, determinação, trabalho e ousadia mostrar que é possível fazer muito para Cabo Verde.

Assumido como o grande vitorioso neste pleito eleitoral, e sucessor de Rui Semedo na presidência do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Francisco Carvalho revelou, inclusive, que já recebeu felicitações de alguns dos candidatos com os quais esteve nesta corrida à liderança do maior partido da oposição.

Além de Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia, concorreram a estas eleições o deputado pelo círculo da Europa Francisco Pereira, o empresário Jorge Spencer Lima e o presidente da Câmara Municipal de São Filipe (Fogo), Nuias Silva.

Ao todo, segundo o secretário-geral PAICV, Julião Varela, estão inscritos 36.131 militantes, dos quais 31.159 a nível nacional e 4.954 na diáspora.

Funcionam um total de 274 mesas de voto, sendo que Santiago Sul, com 12.268 delegados, afigura-se como o sector com maior número de assembleias, seguindo-se Santiago Norte com 6.743, inscritos, Fogo com 3.064 e São Vicente com 2.756 delegados.

As estruturas partidárias a nível da diáspora, entre Portugal, África e Estados Unidos, cada uma conta, pelo menos, com um representante.

Para ser eleito, o candidato a presidente deste que é o maior partido da oposição e um dos dois partidos políticos do arco do poder, juntamente com o Movimento para Democracia (MpD), terá que ter a maioria dos votos, ou seja, mais de 50%.

Inforpress/Fim