MCIC recebido em visita de cortesia pelo Presidente da Câmara Municipal da Brava

No quadro da sua primeira visita oficial à Ilha Brava, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, acompanhado da sua equipa, foi recebido em visita de cortesia e encontro institucional pelo Presidente da Câmara Municipal da Brava e respetiva equipa camarária.

Dec 15, 2025 - 10:26
 0  27
MCIC recebido em visita de cortesia pelo Presidente da Câmara Municipal da Brava
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) tem vindo a reforçar os contactos institucionais e as relações de proximidade com todas as autarquias do país, no quadro de uma governação colaborativa e descentralizada.
Refira-se que o Presidente da Câmara Municipal da Brava já havia sido recebido pelo Governante, na cidade da Praia, ocasião em que endereçou um convite oficial para uma visita à ilha, com o objetivo de dar a conhecer, in loco, as infraestruturas culturais existentes e os projetos em curso.
Na ocasião, o Ministro destacou o relevante património material e imaterial da Ilha Brava, sublinhando a necessidade da sua preservação e valorização, bem como a importância da tradicional festa de romaria, que deverá integrar a rota turística nacional.
O Governante manifestou ainda a convicção de que a reativação da geminação com a Câmara Municipal de Sintra, em Portugal, poderá abrir novas oportunidades de cooperação e parcerias estratégicas.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal apresentou a visão estratégica do município, destacando o Governo como parceiro estratégico e complementar na implementação das políticas locais. Referiu igualmente a importância da diáspora bravense, em particular nos Estados Unidos da América, sublinhando a necessidade de criar condições para atrair investimento e promover o regresso dessa “alma bravense” à ilha.
Foram igualmente apontadas os desafios na dinamização cultural da ilha. Neste sentido, foi solicitada a colaboração do MCIC para a ativação e transformação da denominada “Rua da Cultura” numa verdadeira artéria cultural, bem como para a capacitação e o estímulo dos agentes culturais locais.
Ambas as partes convergiram quanto à cultura enquanto ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável da Ilha Brava.
Fonte: MCIC