Sentido de estado prevalece, Samuel Varela e João Paulo Silva, junto com a bancada do PAICV, garantem a aprovação do Orçamento e Plano de Atividades 2026
Cidade de Nova Sintra, 5 de Dezembro de 2025 (Bravanews) – A política municipal na Ilha da Brava testemunhou um momento raro, convergência e elevado sentido de responsabilidade, hoje, quando os Deputados Municipais da bancada do MpD, Samuel Varela e João Paulo Silva votaram favoravelmente a Proposta de Orçamento e Plano de Atividades para o ano de 2026, juntamente com a bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), o partido no poder a nível municipal.
A decisão de Samuel Varela e João Paulo Silva, os dois únicos deputados municipais que têm sido consistentemente elogiados pela postura independente e focada nos interesses superiores da Brava, foi decisiva. Ao alinhar-se com o PAICV neste ponto crucial, Varela e Silva garantiram a aprovação dos documentos, prevenindo um impasse político que poderia paralisar o funcionamento da Câmara Municipal e, por conseguinte, o desenvolvimento da ilha.
O deputado Varela, conhecido por colocar o "sentido de estado e a Brava em primeiro lugar" acima de quaisquer considerações político-partidárias, justificou o seu voto como um ato de responsabilidade cívica inadiável.
"O meu papel não é bloquear a Brava, mas sim facilitar e contribuir para o desenvolvimento," afirmou Varela, em declarações à imprensa após a sessão. "Apesar de ter feito as minhas críticas e propostas de alteração durante o debate, o bem-estar e o funcionamento da nossa Câmara Municipal devem prevalecer. Brava já sofre demais e o povo da Brava não pode ser penalizado por guerrilhas políticas. A Câmara precisa de instrumentos financeiros e de um plano para trabalhar em 2026. O meu voto reflete esse compromisso inabalável de Bravense Primeiro."
A sua ação foi vista por muitos locais como um exemplo de maturidade democrática. A não-aprovação do orçamento poderia ter forçado a autarquia a trabalhar com duodécimos, limitando drasticamente a capacidade de investimento e a implementação de projetos essenciais para a ilha, como infraestruturas de água, saneamento, e apoio social.
Embora a aprovação tenha ocorrido, Varela fez questão de sublinhar que o seu voto não significa um "cheque em branco" à gestão camarária. Durante a discussão do Plano e Orçamento, o deputado municipal apresentou várias sugestões focadas na melhoria da eficiência da despesa pública e na necessidade de um maior investimento nas zonas rurais e na diáspora.
O Deputado Samuel Varela continuará, assim, a sua fiscalização atenta e construtiva, assegurando que os fundos aprovados são aplicados com transparência e em benefício real da população bravense.
















