SG do PAICV garante que está tudo a postos para eleições internas do partido no domingo

O secretário-geral do PAICV garantiu hoje que está tudo a postos para a eleição, este domingo, do novo presidente do partido e dos delegados ao Congresso previsto para decorrer de 27 a 29 de Junho, na Praia.

May 24, 2025 - 05:06
 0  27
SG do PAICV garante que está tudo a postos para eleições internas do partido no domingo

Julião Varela, em conferência de imprensa, afiançou que todas as condições já estão criadas para, no domingo, os militantes escolherem o novo líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição).

“Todos os cadernos eleitorais já foram distribuídos e as mesas de voto] já estão constituídas”, disse o SG do PAICV.

Acrescentou que, a nível global, vai funcionar um total de 274 mesas de voto, incluindo a diáspora.

“O sector com maior número de mesas é o de Santiago Sul, que tem 12.268 delegados, seguindo-se, portanto, Santiago Norte com 6.743, inscritos, Fogo com 3.064 e São Vicente com 2.756 delegados”, avançou Julião Varela.

As estruturas partidárias a nível da diáspora, entre Portugal, África e Estados Unidos, cada uma conta, pelo menos, com um representante.

“Depois do apuramento final dos delegados eleitos é que vamos saber qual é o número final dos delegados que virão da diáspora”, revelou Varela, acrescentando que há os chamados membros natos, que são os primeiros secretários dos sectores.

O porta-voz do maior partido da oposição avançou que, para ser eleito, o candidato a presidente do partido terá que ter a maioria dos votos, ou seja, mais de 50%.

Julião Varela indicou que há possibilidade de haver uma segunda volta, cuja data já está marcada para o dia 01 de Junho.

Concorrem à liderança do PAICV quatro candidatos, a saber: Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Pereira, deputado pelo círculo eleitoral da Europa, Jorge Spencer Lima (Scapa), empresário, e Nuias Silva, presidente da Câmara Municipal de S. Filipe (Fogo).

“Os delegados ao Congresso serão apurados por método de hondt, portanto, em função do número de votos de cada candidatura, vamos já poder apurar os delegados”, explicou o dirigente do PAICV, acrescentando que está inscrito um total de 36.131 militantes, sendo 31.159 a nível nacional e 4.954 na diáspora.

Relativamente ao género, de acordo com o SG do partido da estrela negra, 51% (por cento) dos inscritos são do sexo feminino, enquanto 49% do sexo masculino.

Instado se o PAICV saído das eleições internas do domingo estará preparado para se apresentar ao eleitorado nas eleições legislativas do próximo ano, Julião Varela respondeu que sim, justificando que o partido tem estado a trabalhar para ser alternativa à actual governação do Movimento para a Democracia (MpD).

“Temos trabalhado com base na plataforma eleitoral que o partido tinha apresentado aos cabo-verdianos nas eleições passadas”, pontuou Varela.

O dirigente político acredita que, depois das eleições internas do dia 25 de Maio, não haverá problemas, porque, sublinhou, o objectivo maior é “aumentar a confiança do eleitorado cabo-verdiano que espera um PAICV “forte e organizado” para alcançar o objectivo, que é o de ganhar as eleições do próximo ano.

Inforpress/Fim