Brava: CV Interilhas diz que transporte de mercadorias aumentou entre Janeiro e Outubro
Em comunicado, a CV Interilhas assegurou que tem mantido, de forma contínua, o serviço público de transporte marítimo para a ilha Brava, cumprindo integralmente o modelo operacional definido para a Linha de Sotavento, que são as três viagens semanais contratualizadas. A empresa exemplificou que no período de Janeiro a Outubro de 2025, as mercadorias transportadas para a ilha aumentaram de 351 para 587 toneladas, realizou 26 evacuações médicas, além de 12 viagens extras de “iniciativa própria da empresa”.
Num período em que se verifica problemas de abastecimento às ilhas de Sotavento, com especial foco na Ilha da Brava, a CV Interilhas reagiu em comunicado assegurando que a empresa tem dado a devida atenção à ilha, cumprindo integralmente o modelo operacional definido para a Linha de Sotavento e reforçando-o com viagens extra “sempre que a procura e as necessidades locais assim o exigem”.
A empresa apresentou também os números do período de Janeiro a Outubro de 2025.
Viagens extra são “iniciativa própria da empresa”
De acordo com os números publicados, registou-se um crescimento de 160% na tonelagem de carga transportada e um aumento de 67% no número de unidades carregadas. As mercadorias subiram de 351 para 587 toneladas, incluindo bens alimentares, frescos, congelados, materiais de construção e carga fracionada, “essenciais para o abastecimento da ilha”.
As viagens extras, realizadas de julho a esta parte e totalizando 12 viagens extras para a Brava (além das três viagens semanais contratualizadas), foram, como sublinha a CV Interilhas, iniciativa própria da empresa, por forma a garantir mobilidade, abastecimento e continuidade das ligações Interilhas.
A nível de passageiros transportados, a CV Interilhas avança que os números totalizam 10.646 passageiros e 26 evacuações médicas.
Dados comprovam reforço da operação
Segundo a transportadora marítima, os dados ora apresentados “comprovam que a operação da CV Interilhas para a Brava foi reforçada”, refletindo o “compromisso contínuo da empresa com a mobilidade interilhas e com a coesão territorial de Cabo Verde”.
Tarifas do serviço público são definidas pelo Estado
Quanto à questão relativa ao tarifário Interilhas, a CV Interilhas esclareceu que as tarifas aplicadas no serviço público são definidas pelo Estado e obedecem à regulamentação nacional.
“A última atualização relativa ao transporte de carga ocorreu em fevereiro de 2024 e foi aplicada de forma uniforme em todas as ligações interilhas, aguardando-se a publicação da atualização do tarifário devido a janeiro de 2025”, reforçou ainda.
















