Brava: CV Interilhas diz que transporte de mercadorias aumentou entre Janeiro e Outubro

Em comunicado, a CV Interilhas assegurou que tem mantido, de forma contínua, o serviço público de transporte marítimo para a ilha Brava, cumprindo integralmente o modelo operacional definido para a Linha de Sotavento, que são as três viagens semanais contratualizadas. A empresa exemplificou que no período de Janeiro a Outubro de 2025, as mercadorias transportadas para a ilha aumentaram de 351 para 587 toneladas, realizou 26 evacuações médicas, além de 12 viagens extras de “iniciativa própria da empresa”.

Dec 9, 2025 - 06:58
 0  86
Brava: CV Interilhas diz que transporte de mercadorias aumentou entre Janeiro e Outubro

Num período em que se verifica problemas de abastecimento às ilhas de Sotavento, com especial foco na Ilha da Brava, a CV Interilhas reagiu em comunicado assegurando que a empresa tem dado a devida atenção à ilha, cumprindo integralmente o modelo operacional definido para a Linha de Sotavento e reforçando-o com viagens extra “sempre que a procura e as necessidades locais assim o exigem”.

A empresa apresentou também os números do período de Janeiro a Outubro de 2025.

Viagens extra são “iniciativa própria da empresa”

De acordo com os números publicados, registou-se um crescimento de 160% na tonelagem de carga transportada e um aumento de 67% no número de unidades carregadas. As mercadorias subiram de 351 para 587 toneladas, incluindo bens alimentares, frescos, congelados, materiais de construção e carga fracionada, “essenciais para o abastecimento da ilha”.

As viagens extras, realizadas de julho a esta parte e totalizando 12 viagens extras para a Brava (além das três viagens semanais contratualizadas), foram, como sublinha a CV Interilhas, iniciativa própria da empresa, por forma a garantir mobilidade, abastecimento e continuidade das ligações Interilhas.

A nível de passageiros transportados, a CV Interilhas avança que os números totalizam 10.646 passageiros e 26 evacuações médicas.

Dados comprovam reforço da operação

Segundo a transportadora marítima, os dados ora apresentados “comprovam que a operação da CV Interilhas para a Brava foi reforçada”, refletindo o “compromisso contínuo da empresa com a mobilidade interilhas e com a coesão territorial de Cabo Verde”.

Tarifas do serviço público são definidas pelo Estado

Quanto à questão relativa ao tarifário Interilhas, a CV Interilhas esclareceu que as tarifas aplicadas no serviço público são definidas pelo Estado e obedecem à regulamentação nacional.

“A última atualização relativa ao transporte de carga ocorreu em fevereiro de 2024 e foi aplicada de forma uniforme em todas as ligações interilhas, aguardando-se a publicação da atualização do tarifário devido a janeiro de 2025”, reforçou ainda.