Brava: IDJ entrega equipamentos de basquetebol no polidesportivo de Palhal
O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) procedeu, hoje, à entrega de duas tabelas e bolas de basquetebol no polidesportivo da localidade de Palhal, na Brava, com o objectivo de reforçar a prática desportiva na região.
O acto de entrega foi presidido pelo presidente do IDJ, José Eduardo dos Santos, que sublinhou que a iniciativa resulta de um compromisso assumido aquando da abertura do polidesportivo, ao constatar-se a inexistência de equipamentos adequados para a prática do basquetebol.
“Na altura da abertura deste polivalente, dissemos que era necessário desenvolver o basquetebol nesta região e noutros pontos do município. Reparamos que o polidesportivo não tinha um par de tabelas e comprometemo-nos a fazer chegar esse material. Hoje estamos a concretizar esse objectivo”, afirmou.
Segundo aquele responsável, o IDJ está satisfeito com o entusiasmo demonstrado pelas crianças e jovens da comunidade, que já manifestam interesse em praticar a modalidade, reforçando que a existência de infra-estruturas sem equipamentos limita o desenvolvimento de outras modalidades desportivas.
Santos explicou ainda que a deslocação do IDJ à ilha Brava inclui a entrega de materiais desportivos aos liceus, no âmbito do projecto Olimpíadas do Desporto Escolar, visando apoiar o desporto escolar e preparar as escolas para as competições previstas para o próximo mês de Março.
“Nós estamos a apoiar todas as escolas secundárias da Brava com um kit significativo de material desportivo, para melhor preparação das Olimpíadas, mas também para o desenvolvimento contínuo do desporto nas escolas”, realçou.
No mesmo quadro, o presidente do IDJ anunciou a confirmação da assinatura de um contrato-programa com a Câmara Municipal da Brava, para apoiar a remodelação do Estádio Municipal Aquiles de Oliveira, em Nova Sintra, que deverá apresentar uma nova imagem brevemente.
Relativamente a outras modalidades, José Eduardo dos Santos reconheceu a necessidade de introduzir equipamentos de voleibol na ilha, sublinhando que a falta de postes inviabiliza a prática da modalidade.
“O talento existe em todas as ilhas, mas é preciso criar condições de prática. Estamos empenhados em criar essas condições, tanto nas escolas como nas comunidades, para promover uma maior diversificação do desporto, para além do futebol de onze e do futsal”, frisou.
Por sua vez, o vereador do desporto, João Monteiro, considerou o basquetebol uma modalidade importante e destacou a dinâmica crescente da sua prática na ilha, salientando o entusiasmo dos jovens, sobretudo na comunidade de Lomba, com a chegada dos equipamentos.
Segundo o autarca, os materiais agora entregues vão beneficiar não só a comunidade desportiva, mas também a comunidade educativa, uma vez que as escolas poderão igualmente usufruir dos equipamentos.
No que respeita ao voleibol, João Monteiro revelou que já manteve contactos com o presidente do IDJ para encontrar soluções que permitam reativar a modalidade na ilha.
“Antigamente o voleibol era muito praticado na Brava. Penso que já é hora de trazer novamente esta modalidade”, concluiu.
Inforpress/Fim



















