Brava: Utentes congratulam-se com a chegada de médico radiologista e início de exames de ecografia na ilha
Os utentes manifestaram-se hoje satisfação e entusiasmo com a chegada à Brava de um médico técnico radiologista, bem como com o início da realização de exames de ecografia abdominal, obstétrica e pélvica no hospital da ilha.
Em declarações à Inforpress a utente Arminda Monteiro considerou que a introdução destes serviços representa um ganho significativo para a população local, que até então era obrigada a deslocar-se à ilha do Fogo para realizar este tipo de exames.
“É uma grande conquista para a Brava, porque agora podemos fazer os exames aqui mesmo, sem enfrentar viagens difíceis e custos adicionais”, afirmou.
Segundo a mesma, a partir de agora o hospital deve cuidar bem do equipamento de Raio-X para não avariar e assim realizar as várias consultas que estão pendentes.
Na mesma linha, o utente Jorge Freitas destacou a importância do serviço, sobretudo, para as mulheres grávidas, sublinhando que a realização de ecografias obstétricas na própria ilha vai melhorar o acompanhamento pré-natal e reduzir riscos associados às deslocações interilhas.
“Estamos muito felizes com o feito e espero que a partir de agora, se deslocar para ilha do Fogo por causa de uma Ecografia e Raio-X seja coisas do passado. Agora os bravenses poderão realizar a consulta aqui mesmo na ilha, pois isso é um ganho para nós”, disse.
Por sua vez, o delegado de Saúde, Júlio Barros, salientou que a chegada do médico técnico radiologista é fruto de “muito esforço do Governo de Cabo Verde, em parceria com Cuba”, no sentido de reforçar os serviços de saúde na ilha.
De acordo com o responsável, a partir desta quinta-feira,15, começarão a ser realizados cerca de 15 exames de ecografia por dia, tendo em conta que existe uma lista de espera extensa.
“Com este reforço, os utentes deixam de se deslocar à ilha do Fogo para fazer ecografias, o que representa um grande alívio para as famílias bravenses”, frisou.
O delegado de Saúde enfatizou ainda que esta é a primeira vez que a ilha Brava conta com três médicos cubanos em simultâneo, facto que considera histórico e determinante para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população local.
A introdução destes novos serviços insere-se na estratégia do Governo de descentralizar os cuidados de saúde e garantir maior equidade no acesso aos serviços especializados em todas as ilhas do país.
Inforpress/fim
















