Dois jovens quadros cabo-verdianos entre 100 líderes africanos do Choiseul Africa 2025

Desde 2014, a lista reúne jovens executivos, empreendedores e dirigentes de diferentes países e setores, selecionados com base em diferentes critérios, entre os quais o compromisso com o desenvolvimento de África.

Oct 31, 2025 - 07:07
 0  38
Dois jovens quadros cabo-verdianos entre 100 líderes africanos do Choiseul Africa 2025

O economista Jailson Teixeira e a gestora Nádia Teixeira são os dois cabo-verdianos distinguidos na edição 2025 do ranking Choiseul 100 Africa. A iniciativa anual reconhece os 100 líderes africanos com menos de 40 anos que mais se destacam por desempenharem ou virem a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento económico do continente.

O atual Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Cabo Verde Tradelnvest, Jailson Teixeira de Oliveira, surge na 23.ª posição do ranking. Já Nádia Teixeira, uma das administradoras da Transportes Aéreos de Cabo Verde, figura na 77.ª posição.

Jailson Oliveira de 38 anos já foi presidente do Conselho de Administração da Caixa Económica de Cabo Verde e anteriormente diretor de Serviço de Planeamento Estratégico, Acompanhamento Macroeconómico e Estatísticas do Ministério das Finanças de Cabo Verde.

Já Nádia Teixeira, de 36 anos, é administradora executiva dos Transportes Aéreos de Cabo Verde, desde junho de 2024, tendo anteriormente sido gestora na Unidade de Supervisão das Empresas Estatais, Ministério das Finanças de Cabo Verde (2022-2024).

Dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, PALOP, surgem ainda dois jovens Cristina Lourenço, de 34 anos e natural de Angola, que é Diretora-Geral da Angola Securities Exchange, e Rui Mendes da Silva, de 32 anos e natural da Guiné-Bissau, Co-fundador & CEO da Kemet Automotive.

Publicada pelo instituto francês Choiseul Africa, a lista reúne, há cerca de 10 anos, jovens executivos, empreendedores e dirigentes de diferentes países e setores, selecionados com base em vários critérios como a trajetória profissional, a influência económica, o potencial de impacto e o compromisso com o desenvolvimento sustentável de África.

A distinção visa valorizar uma geração de líderes que, a partir das suas funções, contribui para transformar o desenvolvimento económico e social do continente.

De salientar que Sandro de Brito, ex-director de Planeamento do Ministério das Finanças, e antigo PCA da ASA (Aeroportos e Segurança Aérea), aparece na edição 2019 do Choiseul 100 Africa.

Balai Notícias