O Deputado do MpD, João Paulo Gomes Rocha da Silva, justifica o voto a favor do Orçamento e Plano de Atividades da Brava, "Brava Primeiro, MpD Sempre!"
Cidade de Nova Sintra, 11 de Dezembro de 2025 (Bravanews) – O Deputado Municipal João Paulo Gomes Rocha da Silva (MpD) emitiu uma declaração pública, dirigida aos bravenses, militantes e colegas da Assembleia Municipal, onde fundamenta e explica as razões que o levaram a votar favoravelmente o Plano de Atividades e Orçamento do Município da Brava para 2026, proposto pela Câmara Municipal liderada pelo PAICV.
O voto, que quebrou a histórica linha de oposição sistemática na ilha e garantiu a aprovação dos instrumentos de gestão, foi justificado por um claro sentido de responsabilidade para com os munícipes e o desenvolvimento local.
No seu comunicado, o Deputado João Paulo Gomes Rocha da Silva reafirma a sua inabalável fidelidade ao Movimento para a Democracia (MpD), partido pelo qual foi eleito. No entanto, sublinha que a sua ação foi guiada pela responsabilidade de honrar a confiança dos bravenses e de proteger os interesses do município, um dever que, segundo ele, se sobrepõe à pretensão de prejudicar a população.
"Nunca tive, nem terei, a pretensão de prejudicar a população bravense. Pelo contrário, a minha responsabilidade é de proteger os interesses do município e dos cidadãos, e isso inclui anuir com os instrumentos de gestão propostos pela autarquia quando estes se revelam cruciais para o desenvolvimento local," declarou o Deputado.
O Deputado Gomes Rocha da Silva afirmou que o voto favorável baseou-se na convicção de que o Plano e Orçamento para 2026 são "instrumentos fundamentais e essenciais" para alcançar o objetivo comum de "proporcionar ao município da Brava melhores condições de vida e sustentabilidade para todos."
Apesar de reconhecer o potencial do plano para impulsionar projetos vitais, o Deputado fez questão de esclarecer que o seu voto não constitui uma rendição política, mas sim um "voto de confiança responsável".
Na prática, esta posição confere-lhe um "dever acrescido de ser um cobrador atento e vigilante dos incumprimentos por parte da autarquia," garantindo que os objetivos e metas estabelecidas sejam integralmente cumpridos pela liderança camarária do PAICV.
Reforçando a sua integridade e convicções políticas, o Deputado municipal assegurou aos militantes e colegas que a sua postura não é um ato de traição, mas sim uma manifestação de um princípio político claro.
Reafirmando ser e continuar a ser um "MPdista forte, convicto e ciente", João Paulo Gomes Rocha da Silva concluiu a sua justificação com o lema que orientou a sua decisão:
"O meu lema é claro: Brava primeiro, MpD sempre!"
Aos cidadãos, o Deputado reiterou a promessa de estar ao dispor "em toda a linha, independentemente da sua cor partidária," honrando o mandato conferido com dedicação e fazendo justiça à confiança nele depositada.
MS
















