Professor denuncia condições precárias na educação e questiona abandono da ilha Brava

O professor José Henrique Gomes denunciou nas redes sociais as precárias condições das salas de aula na ilha Brava e criticou a falta de investimento do governo em setores essenciais como educação, saúde, justiça e segurança.

Nov 3, 2025 - 18:53
 0  154
Professor denuncia condições precárias na educação e questiona abandono da ilha Brava

Um desabafo feito nas redes sociais pelo professor José Henrique Gomes reacendeu o debate sobre o estado da educação e dos serviços públicos na ilha Brava. Em uma publicação no Facebook, o docente partilhou imagens e reflexões sobre a realidade de uma sala de aula, descrevendo-a como um retrato da falta de investimento governamental no setor.

“Esta é a realidade de uma sala de aula de um país de rendimento médio alto… Isso demonstra o nível de investimento na educação na Brava”, escreveu Gomes, expressando indignação com as condições em que alunos e professores trabalham diariamente.

O professor questionou ainda a ausência de resposta das autoridades locais e nacionais:

“Por onde anda o Governo, o Ministério da Educação de Cabo Verde? Mas também por onde andam os deputados que foram eleitos para defender os interesses da Brava e dos bravenses?”

Na publicação, Gomes apontou outros problemas estruturais que afetam a ilha, destacando a falta de uma esquadra policial, de um tribunal e de um hospital em condições adequadas. “A Brava continua vivendo de migalhas dos sucessivos governos”, afirmou, encerrando com a pergunta: “Até quando?”

As palavras do professor repercutiram entre moradores e bravenses nas redes sociais, muitos deles manifestando apoio e reconhecendo a persistente sensação de abandono que aflige a menor ilha habitada do arquipélago.

Enquanto isso, não ha reação pública do Ministério da Educação nem das autoridades locais sobre as preocupações levantadas.