Brava: Via Esparadinha–Palhal é avanço estratégico para mobilidade e segurança – PM

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, assegurou hoje que a construção da via Esparadinha–Palhal representa um avanço significativo para a mobilidade e a segurança rodoviária na ilha Brava, ao oferecer uma alternativa à estrada de Fajã d’Água.

Feb 2, 2026 - 07:17
 0  44
Brava: Via Esparadinha–Palhal é avanço estratégico para mobilidade e segurança – PM

Em entrevista à comunicação social, o chefe do Governo, que se encontra de visita à ilha Brava, destacou que o Executivo está a investir cerca de 266 mil contos na construção desta infraestrutura, considerada estratégica para o desenvolvimento da ilha.

“Vamos ter uma estrada muito mais segura, alternativa, que permite também fazer esta ligação, criando uma grande oportunidade de desenvolvimento para Palhal, uma zona com elevado potencial turístico, mas que enfrenta sérios problemas de acessibilidade”, sublinhou.

Segundo Ulisses Correia e Silva, o Governo está fortemente apostado neste tipo de investimentos estruturantes, reconhecendo, no entanto, a complexidade da obra.

O primeiro-ministro referiu ainda que a mobilização de máquinas pesadas para a Brava nem sempre é fácil, mas garantiu que o término da obra está previsto para o mês de setembro, admitindo que o prazo possa estender-se por mais dois a três meses.

 

Relativamente à estrada que liga a localidade de Cachaço, o governante informou que será realizada uma visita técnica, acrescentando que a data de início das obras dependerá do Ministério das Infraestruturas, assegurando, contudo, tratar-se de um investimento já previsto pelo Governo.

O primeiro-ministro destacou ainda que estes investimentos integram uma estratégia mais ampla para garantir uma ligação diária e permanente entre as ilhas do Fogo e da Brava, com vista a criar maior fluxo turístico e atrair novos investimentos.

“Esta é a resposta para transformarmos uma ilha que perde população numa ilha que vai ganhar população. É a economia que faz isso”, afirmou, acrescentando que a criação de empregos, rendimento e circulação de dinheiro são fundamentais para fixar as pessoas, melhorar a qualidade de vida e criar expectativas de futuro.

Ulisses Correia e Silva concluiu referindo igualmente que o Governo continuará a apostar na qualificação profissional, preparando os jovens para o empreendedorismo e criando condições para atrair investidores.

Inforpress/Fim