Brava: Falta de chuva está a condicionar o sector da agricultura na ilha
A falta de chuva nos últimos dias está a condicionar o sector da agricultura na ilha Brava e segundo camponeses, se não chover nos próximos dias, a colheita agrícola deste ano estará “praticamente” perdida.

Na localidade de Cova Rodela, o agricultor João Mendes avançou que iniciou a sementeira nos meados de Julho quando caíram mais precipitações que vieram animar o campo, fortalecendo plantas.
A mesma fonte contou, porém, que no mês anterior praticamente não choveu, daí o receio de o ano agrícola não ser favorável, se não chover em Outubro.
“Este ano na ilha Brava, até ao momento, posso afirmar que não choveu como era o esperado, pois já estamos no mês de Outubro e as plantações já começaram a ficar murchos por falta de água. Mas ainda estamos esperançosos, pois nós agricultores temos sempre esperanças”, salientou.
Em Nossa Senhora do Monte, a Inforpress também pôde constatar que as plantas estão todas a murchar e o terreno está bastante seco.
Segundo avançou o agricultor José Da Lomba, as sementes foram lançadas à terra na hora, mas as fracas precipitações que caíram meses atrás vão ao certo condicionar a produção de sequeiro, uma vez o milheiral está a secar.
“Nas zonas da freguesia de Nossa Senhora do Monte são necessárias mais chuvas para o avanço das plantações que estão a secar”, ressaltou.
Em relação a pasto, este lavrador disse que está garantido, mas sublinhou que é preciso ter cuidado com o uso do mesmo, porque não existem em grande quantidade e por isso apelou os pastores a fazer sempre o bom uso do mesmo.
Neste momento, os agricultores estão a depositar as esperanças nas possíveis chuvas do mês de Outubro para garantir o ano agrícola na ilha Brava.
Inforpress/Fim