Ministério da Educação suspende manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana do 10º ano
Ministério da Educação suspende a distribuição do manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana do 10º ano, destacando abertura ao diálogo técnico-científico e reafirmando o caráter experimental da disciplina.

O Ministério da Educação anunciou a suspensão da distribuição do manual do 10º ano de Língua e Cultura Cabo-verdiana (LCCV). A decisão foi justificada como um gesto de abertura ao diálogo técnico-científico e de moderação, com o objetivo de evitar polémicas que possam afastar o foco das reformas educativas e da melhoria contínua da qualidade do ensino.
De acordo com o ministro Amadeu Cruz, a prioridade do Governo é garantir avanços no sistema educativo e não alimentar tensões em torno de materiais didáticos. O governante recordou ainda que a disciplina de LCCV, bem como os seus manuais, têm caráter experimental, conforme definido no Decreto-Lei nº 28/2022, que aprova a estrutura curricular do ensino secundário.
A introdução da disciplina pretende contribuir para a criação de condições necessárias à oficialização da Língua Cabo-verdiana, em conformidade com a Constituição da República. No entanto, face ao posicionamento radicalizado de alguns setores da sociedade, o Ministério optou por suspender a distribuição do manual, reiterando a sua disposição em acolher contributos técnico-científicos e garantir que a educação permaneça um fator de união.