Cabo Verde planeia implementar internet móvel 5G em todo o país até 2026
Cabo Verde planeia lançar 5G nacional até 2026, com o objetivo de impulsionar a inovação, a inclusão digital e consolidar-se como um polo de tecnologia.

O governo de Cabo Verde planeia lançar a internet móvel de quinta geração (5G) em todo o país até 2026, conforme apresentado na semana passada na estratégia nacional proposta para a tecnologia.
“O 5G é uma prioridade para 2026 e servirá como base para a próxima década, permitindo velocidades mais rápidas, menor latência e a conexão de um grande número de dispositivos”, afirmou o Ministério da Economia Digital em publicação no Facebook. “Mais do que uma modernização tecnológica, o 5G é visto como um instrumento de transformação económica e social, essencial para concretizar a ambição de Cabo Verde de se afirmar como um polo digital e de inovação.”
O documento estratégico destaca que as características do 5G criarão um ambiente favorável à inovação e ao investimento, fortalecendo a inclusão digital, alinhando-se com o objetivo do país de se tornar um hub digital. No início de 2025, Cabo Verde registava uma taxa de penetração de internet de 73,5%, com 387.000 utilizadores, segundo dados do DataReportal.
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) também assinala uma cobertura móvel extensa, com redes 2G, 3G e 4G a servir 99,3%, 95,3% e 88,5% da população, respetivamente.